A Guerra do Afeganistão ou invasão soviética do Afeganistão foi um conflito armado de nove anos entre tropas soviéticas, que apoiavam o governo marxista do Afeganistão, e insurgentes mujahidin afegãos, que procuravam derrubar o regime comunista no país. No contexto da Guerra Fria, a União Soviética apoiou o governo, enquanto que os rebeldes receberam apoio dos Estados Unidos, do Paquistão e de outros países muçulmanos. O conflito coincidiu no tempo com a Revolução Iraniana (1979) e a Guerra Irã-Iraque.
As primeiras tropas soviéticas a entrar no Afeganistão chegaram em 25 de dezembro de 1979. A retirada final começou em 15 de maio de 1988 e foi concluída em 15 de fevereiro de 1989. Devido ao alto custo e ao resultado malogrado para aquela superpotência da Guerra Fria, a intervenção soviética no Afeganistão costuma ser comparada ao que foi, para os EUA, a Guerra do Vietnã. Alguns estudiosos pensam que o custo econômico e militar da guerra contribuiu consideravelmente para o colapso da União Soviética em 1991[1].
Este conflito é um capítulo da longa guerra civil afegã, que começou em 1978 e perdura até hoje.
Índice [esconder]
1 Antecedentes
1.1 A República Democrática do Afeganistão
1.2 O envolvimento soviético
2 A intervenção soviética
3 Forças envolvidas
4 Principal batalha
5 Atuação
6 Resultado final
7 Notas
[editar] Antecedentes
A região hoje chamada Afeganistão é um país predominantemente muçulmano desde 82. As montanhas quase inacessíveis e o terreno desértico da área refletem-se numa população de etnias e línguas diversificadas. O maior grupo étnico é o dos pachtuns, aos quais se acrescentam os tadjiques, os hazaras, os aimak, os uzbeques, os turcomenos e outros menores.
A Rússia tem uma longa história de envolvimento militar no Afeganistão, que remonta às expansões tsaristas do chamado "Grande Jogo" entre os russos e o Reino Unido, a partir do século XIX. O interesse russo na área continuou durante o regime soviético, que aplicou grandes somas em ajuda econômica e militar entre 1955 e 1978[2].
Em fevereiro de 1979, a Revolução Islâmica logrou expulsar o xá do Irã, vizinho do Afeganistão. Em março daquele ano, Israel e Egito assinaram um acordo de paz, com o apoio dos EUA. O governo soviético via aqueles dois países do Oriente Médio como "gendarmes do Pentágono". Na época, os EUA venderam mais de cinco mil mísseis à Arábia Saudita e forneciam armas à resistência iemenita contra facções comunistas. As relações da URSS com o Iraque, outro país do Oriente Médio, esfriaram, e o governo iraquiano começou a dar preferência a armas francesas e italianas em vez de soviéticas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muuiiito bom, isso nos da idéia de como esse povo sofreu e sofre com tanta guerra e prejuízos.
ResponderExcluirgostei do seu texto Celma, me ajudou e esclareceu minhas dúvidas
ResponderExcluirotimo esse texto ele nos mostra como esse povo sofreu e como eles ainda sofrem por causa da guerra
ResponderExcluirgostei muito do seu texto me esclareceu muitas duvidas sobre a guerra do afeganistão.
ResponderExcluirgostei de seu texto por que esclaresedor por que fala das querras do afeganistao_patricia e mateus
ResponderExcluirEste texto nos mostra como os abitantes do afeganistão como foi dificiu viver la antes da ajuda da união sovietica contribuir consideravelmente
ResponderExcluiresse texto a gerras do afeganistao ele e muito bom ele nos retratas muitas coisas sobre as uniaoes sovieticas , guerra fria , etc , eu gostei muito dele nos mostrou varias coisas que a gente nunca tinha visto ele e muito interessante e muito bom ...
ResponderExcluiraguerra do afeganistão foi armada planejada
ResponderExcluira união sovietica apoiava
e a guerra fria apoiava ao governo
esse texto em muito valor para os aluno
parabens celma pelo o texto
♥♥♥♥♥♥♥♥♥
ESTE TEXTO MOSTROU COMO QUE OS AFEGANISTÃO VIVIÃO E O QUE ELES PASSAVAM DURANTE SUA VIDA E QUE ELES SOFRERAM MUITO POR CAUSA DA GUERRA E AINDA SOFRE
ResponderExcluircelma parabens por esse texto,
ResponderExcluirgostamos muito dele nele podemos tirar coisas interessantes!
Muito bom Celma esse texto me mostrou como esse povo sofre com essas querras.Ele fala que esses paises para la sempre teve essejeito de ser.foi muito bom
ResponderExcluireu gostei desse texto porque ele falou muitas coisa imteresante e tambem eu gostei dele porque ele fala sobre a gerra no afeganistao e essa gerra foi uma coisa que ficou muito interessante ele foi estraordinario que ferio muitas pessoas da gerra.
ResponderExcluirGostei do texto ele foi muito importante fiquei esclarecida sobre o que o afeganistão e sobre o acordo, achei interesante o tanto de tenpo com guerra . Parabéns pelo texto
ResponderExcluirEU ACHEI ESTE TEXTO INTERESANTE ELE COMENTA SOBRE A QUERRA do AFEGANISTAO E NOS DIAS DE HOJE O AFEGANISTAO ESTA PREDOMINANTE NO SEU PAIS.
ResponderExcluirEU ACHEI ESSE TEXTO MUITO INTERESANTE.ELE FALA QUE TEM UMA REJIÃO CHAMADA AFEGANISTÃO QUE É UM PAÍS PREDOMINANTRE.EU ENTENDI QUE O AFEGANISTÃO FOI UM CONFLITO ARMADO ENTRE TROPAS SOVIÉTICAS.
ResponderExcluir